8 Mitos sobre yoga

101_0144
O meu caminho em Holanda | My path in Holland

(FOR ENGLISH CLICK HERE)

Quase toda a gente já ouviu falar de yoga. Mas o facto de se falar muito de yoga, hoje em dia, não significa que as pessoas estejam mais esclarecidas sobre o assunto, do que estavam há uns anos atrás, em que o yoga era desconhecido para a maioria.

Por isso há muitos mitos sobre o yoga. Mitos que não são verdade.

A verdade é que o YOGA É PARA TODOS!

1. É preciso ser flexível para praticar yoga
Falso. Yoga não é ginástica ou acrobacia. O corpo é usado como uma ferramenta de trabalho interior. Por causo disso um praticante vai até onde o seu corpo permite. Com o tempo, o corpo irá permitindo mais e mais.

2. O yoga é muito parado
Pode ser, depende do tipo de aula. Em prática yoga pode ser ativo ou lento mais sempre com um movimento fluido. O Hatha-yoga original compreende tudo.

3. O yoga é para mulheres
Felizmente cada vez menos homens pensam desta forma. No momento que vencem a sua aversão, percebem que o yoga é para todos.

4. O yoga é uma religião
Falso. O yoga não é uma religião e não exclui ninguém. O yoga é uma filosofia de vida, que nos ensina a viver de forma mais consciente. É um caminho que nos ajuda a tomar consciência da dimensão espiritual da vida e a estarmos mais em sintonia com ela.

5. O yoga é para relaxar e acalmar
A calma e o relaxamento são consequências da pratica de yoga, não objectivos. Um yogi é um ser humano normal, de carne e osso, com as suas forças e fraquezas e emoções. Com a yoga podemos estar mais conscientes do que sentimos, gerindo assim as nossas emoções de forma mais produtiva.

6. O yoga é uma atividade física
Apesar de haver uma forte componente física na pratica, o yoga é um trabalho interior. Quando estamos a executar as posturas, o objectivo nunca é trabalhar o corpo pelo corpo, mas sim usá-lo como um instrumente para abrir a porta de entrada para o mais profundo do nosso ser. Por isso, nunca compare yoga com pilates ou com uma outra atividade física qualquer, mesmo quando os exercícios pareçam semelhantes. O yoga é o que fazemos por dentro!

7. Quem pratica yoga é muito espiritual
O que conta é o que fazemos por dentro, não o que fazemos por fora. Quando um praticante se senta numa postura meditativa de olhos fechados – aparentemente a “meditar” – não significa que ele está de facto a trabalhar a sua espiritualidade.

8. Para praticar yoga é preciso ser vegetariano
É verdade que praticantes de yoga se alimentam mas consciente por qualquer razão. Por respeito dos animais, entorno ou saúde. Tens escolha livre e esta escolha procura do interior. A pratica regular de yoga resulta numa maneira natural numa transformação que é oportuna para a tua vida.

Vem praticar yoga e experimente o que é a verdade sobre yoga.

(Basado num artigo de Catarina Mota)

Publicado por Liesbeth Steur

Writer and yoga teacher in Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: