Uma boa pessoa

bunny-yoga-classes-with-rabbits
Bunny Yoga – Yoga com Coelhos

(English or Dutch)

Ontem ao redor das oito e media na tarde chego a casa depois ensinar uma aula de yoga. Antes da aula fiz uma sopa deliciosa com todos os tipos de verduras como a nabiça. Durante o jantar conto da aula, dos alunos e da temperatura no estúdio. Finalmente – depois estudar o manual durante dez minutos – consegui programar o aire acondicionado. Um luxo!

Falando de yoga, o meu marido Coen dá a sua contribuição.

“Já ouviste falar de Bunny yoga – yoga com coelhos?”

Coen quase sempre faz piadas, então estudo a sua cara com suspeição.

“A sério. Existe! Vai buscar em internet, no social media.”

“Noticias falsas!” Protestou eu.

“Não, noticias reais!” Ele ri.

Mais tarde esta noite vou verificar a sua sugestão e encontro um artigo no Indepent de Canada. O meu queixo cai e continua a cair enquanto ver o vídeo relacionado no You Tube.

Depois yoga com cabras, agora existe yoga com coelhos. Sinto surgir uma irritação. Isso quase nunca acontece quando trata-se do comportamento das pessoas. E agora que sim. Decido de deixar o sentimento pelo que é, vou para a cama e esta manha volto a ensinar uma aula. Só durante a aula – uma vez mais num estúdio bem quente – ocorre-me de onde provém esta irritação.

Não estou a falar do que as pessoas fazem nas suas vidas. Não me incomoda a menos que as coisas que não me fazem feliz não ocorrem no meu espaço. Não, a minha preocupação é a erosão de yoga. Tornou-se num sector que apresenta o mais rápido crescimento especialmente nos EUA e logicamente o comercio se construi num tema bem sucedido. Mas não só isso. Escolas de yoga brotam por todo o lado. Uma oferece variação X no tema de yoga e uma outra variação Y. E como com todas as disciplinas de deportes que envolvem dinheiro, que não têm uma proteção oficial da profissão e com quem se pode manipular as pessoas, esse fenómeno entra na Europa. O vazio chega à Europa. A decadência governa em todas as frentes. Afogado em consumismo. Em comprar, ter e manter. Então porque não yoga com cabras e coelhos?

O fato que tribos inteiros estão de pé, sentados ou deitados num tapete de yoga para procurar e aprender a arte de relaxar-se e focar-se, me dá um grande excitação, mas acho terrível que tudo leve o nome de yoga. Com isso o yoga como totalidade foi dividido em diferente tipos de yoga. Yoga para a respiração, o corpo, mulheres grávidas, gente depressiva, crianças, bebés, costas, ancas, idosos e para animais de companhia. Esta lista não está completa. Há mas sob o sol velho. Ouso dizer que isso é de todo, mas não é yoga como yoga está destinado a ser.

O treinamento clássico de yoga oferece os meios para ficar uma boa pessoa. O princípio básico:

Deixa o “bom” pelo que é e aprende a fazer o “mau” melhor até que transformou ao “bom”.

Isso requer um equilíbrio e com o treinamento de yoga podes adquirir este equilíbrio. És gentil para ti mesmo com o objectivo final de ser bom e amável para o mundo inteiro. Sem condições. O primeiro passo (ser gentil para ti mesmo) é extremamente difícil enquanto não treinar diariamente. Então o yoga não é uma coisa que se faz só no teu tapete. É um modo de vida. Uma filosofia de vida. As cabras e os coelhos são como social media: uma distração completa. Imagina-te investir tempo em ti mesmo e focar-te em ti mesmo?

Se queres fazer do mundo um lugar melhor, certamente não precisas partilhar vídeos de animais abusados ou convidar coelhos no teu tapete. Só tens para ser uma boa pessoa. E se não podes lidar com animais abandonados e abusados, porque não trabalhar num canil? Ali podes alcançar algo. E quem sabe? Os animais podem ser o teu espelho? Porque o quão mal estás a abandonar ou abusar de ti próprio?

Publicado por Liesbeth Steur

Writer and yoga teacher in Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: