O psoas, o músculo da alma

images-4

(for English click here)

O psoas representa as mais profundas qualidades instintivas da energia no ser humano. Mulheres e homens sábios se conectam com a terra desde a área do psoas. Um psoas integrado e a funcionar bem, cria um porto seguro e tranquilo desde que podes mover no exterior e no mesmo tempo ficar no teu interior.

Só se o psoas tem a liberdade para mover, a energia do corpo flui sem problemas, as nossas emoções estão em balance e o nossos pensamentos ficam integrados.

O psoas é o músculo mais profundo e estabilizador no corpo humano. Ele afeta o equilíbrio estrutural, a amplitude dos movimentos, a mobilidade articular e o funcionamento dos órgãos do abdómen.

O psoas o único músculo que liga a coluna vertebral às pernas, é responsável por nos manter em pé e o que permite levantar as pernas para andar.

Estudos recentes também consideram o psoas, um órgão de percepção composto de tecido bio-inteligente que incorpora literalmente, nosso desejo mais profundo de sobreviver e florescer.

Ele é o mensageiro primário do sistema nervoso central, por isso também é considerado um porta-voz das emoções.

Um estilo de vida acelerado e o estrese geram uma descarga de adrenalina. Adrenalina tenciona cronicamente o psoas. Se mantivermos o psoas constantemente em tensão devido ao estrese, eventualmente, começarão a encurtar e endurecer.
Assim dificultará a nossa postura e as funções dos órgãos. Resultando em dor nas costas, problemas de disco ou problemas digestivos. Em fim vai afeitar a respiração e o corpo fica num estado de alerte constante.

Um psoas liberado permite alongar muito mais a parte posterior dos músculos e melhora a posição da coluna vertebral e de todo o tronco, com a consequente repercussão na melhoria das funções dos órgãos abdominais, da respiração e do coração.

Quando cultivamos a saúde dos nossos psoas, reacendemos nossas energias vitais que se conectam novamente com o nosso potencial criativo.

O psoas seria como um órgão de canalização da energia, um núcleo que nos conecta com a terra , nos permite criar um suporte forte e equilibrada desde o centro da nossa pélvis. Assim, a coluna vertebral se alonga e, através dela, pode fluir toda nossa vitalidade.

(Fontes: Liz Koch, The Psoas Book and http://www.yoguifeliz.com)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s