Saia do teu casulo

suzanne-d-williams-VMKBFR6r_jg-unsplash
Photo by Suzanne D. Williams on Unsplash

(Nederlands)  (English)

 

Está na hora.

Já é tempo.

Está na hora certa.

Não precisamos de nada além de um pouco de tempo, e isso já nos foi dado.

Fazemos nossos casulos todos os dias, desde o nascimento, durante anos a fio, e nos sentimos seguros lá. O fiado é feito a partir de todas as nossas próprias suposições, crenças, verdades de pais e educadores e professores. O casulo é o nosso mundo. Com os olhos abertos, olhamos para a parede do casulo e ela reflete como um espelho tudo o que pensamos ser verdade.

É sé fachada.

É uma segurança falsa.

É o casulo do grande sofrimento. Quando somos honestos com nós mesmos, só podemos admitir que a vida naquele casulo não é realmente segura.

Vivemos em tempos de agitação. Muitas pessoas têm medo, mesmo com tanto medo de não poder mais sentir isso. Como isso é possível se nós mesmos criamos nosso próprio porto seguro?

O casulo é feito de ilusões. Os blocos de construção são nossas próprias invenções que devem afastar nossos medos. Como rituais poderiam apaziguar a ira dos deuses.

Nas minhas aulas de ioga, pergunto regularmente se desejas fechar os olhos. Por um motivo.

Quando fechamos os olhos, não vemos mais a parede do casulo. Podemos então tomar consciência do nosso corpo. Eu chamo isso: olhar para dentro. Sinta a forma do teu corpo e depois entre. Lá, no fundo, está o teu centro do coração. Vá lá e fique lá por um tempo. Esse é o único lugar em que podemos encontrar a verdade, porque esse centro está em contato direto com algo fora do casulo. Não podemos ver ou tocar essa coisa e experimentá-la assim que estamos em silêncio.

A partir desse lugar de silêncio, podemos começar a entender a nós mesmos e depois nos reconhecer por quem realmente somos como seres humanos e a consequência lógica é que também podemos ver nossos semelhantes por quem ele é.

Estamos na véspera de grandes mudanças, parece que a Terra está a sacudir o que não precisa mais. Nestes tempos turbulentos, há apenas uma rocha sólida que oferece orientação verdadeira e que está dentro de nós. Quando a descobrimos e sentamos, esse mundo ilusório, com seus medos e inquietação, desaparece automaticamente. Os fios do nosso casulo se dissolvem. A parede que refletia nosso ego se foi e a leveza da vida apareceu.

Somos como borboletas que fazem uso da corrente natural que nos alimenta infinitamente.

Então, ocasionalmente, feche os olhos, fique quieto e ouça.

YSM Meditação nº 2

FOR ENGLISH  PLEASE SCROLL DOWN (the podcast is in Portuguese and English)

Queridos,

Nesta semana, em vez de fazer uma aula de hatha yoga, gravei uma aula de yoga nidra.

Às vezes, acompanho esse modo de relaxamento nos Satsangs de domingo como um exercício para atingir melhor o estado da meditação e em menos tempo. Nunca vais esquecer essa experiência e fará com que anseies por mais. Quão grande é que tu podes testemunhar / observar os teus pensamentos e aprender a controlar todo o processo de pensamento? A autoconsciência é o resultado e essa é a verdadeira liberdade.

Yoga nidra também é chamado sono yogue. Tu vais para o momento em que quase adormeces e ficas lá por um tempo. Eu te conduzo com instruções para o estado nidra, para aquele lugar onde podes experimentar um profundo silêncio. Um efeito colateral importante de fazer yoga nidra é o relaxamento físico extremo. Todo o cansaço desaparece.

Qualquer um, verdadeiramente qualquer um pode fazer isso. Não há restrições. A única condição é que estejas no chão. Não na cama, isso convida a realmente adormecer. E se é isso que desejas, é claro que também pode ser.

  • Te deitas num tapete no chão e a tornas confortável.
  • Uma pequena almofada embaixo da cabeça ou um rolo no pescoço, uma toalha ou manta enrolada sob os joelhos para ajudar a relaxar as costas.
  • Reserve um tempo para instalar te e sinta se podes ficar deitado por meia hora sem precisar mexer-te porque sentes um inconveniente.
  • Eu recomendo uma manta leve sobre ti para não esfriar muito.

Desejo-te uma boa viagem e, se tiver tempo, faça-o diariamente; em junho, quando nos encontrarmos novamente na natureza, sob as oliveiras, terás um começo maravilhoso para aprofundar o yoga e a meditação. Porque se puderes te tocar por dentro, as tuas células e o teu coração cantarão, tu fortalecerás automaticamente o teu sistema imunológico e verás o stress e o desconforto desaparecerem.

A vida verdadeira vai se mostrar para ti.

Seja bom, saiba que o novo normal não existe. É o anormal temporário!

Abraço grande en beijinhos, Liesbeth

 

ENGLISH

Dear friend,

This week instead of recording a hatha yoga class, I recorded a yoga nidra class.

I sometimes accompany this way of relaxation in the Satsang Sunday mornings as an exercise to experience the state of meditation better and in a shorter time. You will never forget that experience and make you long for more. How great is it that you can ultimately witness / observe your thoughts and learn to control the entire thought process? Self-awareness is the result and that is true freedom.

Yoga nidra is also called the yoga sleep. You travel to the instant where you almost fall asleep and then stay there for a while. I will lead you with instructions to the nidra state, to that one place where you can experience deep silence. An important side effect of doing yoga nidra is the extreme physical relaxation. All fatigue disappears.

Anyone, truly anyone can do this. There are no restrictions. The only condition is that you are on the floor. Not in bed, that invites you to really fall asleep. And if that is what you want, it is of course also possible.

  • You lie on a mat on the floor and make it comfortable.
  • A small pillow under your head or a roll on your neck, a rolled-up towel or blanket under your knees to help you relax your back.
  • Take the time to install yourself and check if you can lie down for half an hour without having to move because you feel an inconvenience.
  • I recommend to put a light blanket over you, to not cool down too much.

I wish you a nice trip and if you have the time, do it daily, then in June when we can meet again in nature under the olive trees, you will have a wonderful start to deepen your yoga and meditation practice. Because if you can touch yourself inside, your cells and heart will sing, you will automatically strengthen your immune system and you will see stress and discomfort disappear.

Life as it is meant, will show itself to you.

Be good, know that the new normal does not exist. It is the temporary abnormal!

Hug and kiss, Liesbeth

Tão bonita quanto a noite

josh-gordon--h8Od9ze-0o-unsplash copy
Photo by Josh Gordon on Unsplash

 

(English)  (Nederlands)

O fato de os holandeses serem diferentes de qualquer povo do sul da Europa é claro. Livros foram escritos sobre isso e muitas piadas foram feitas. A crise de Corona, que atingiu fortemente a Espanha e a Itália em particular, e a demanda por ajuda da Europa aumentou as opiniões sobre o comportamento do sul da Europa, como ocorreu em 2008.

Eu moro no sul da Europa em Portugal. O país onde o governo rapidamente entendeu a pandemia e depois agiu. Os resultados são correspondentes. O dano é bastante limitado.

Acho que não existem mais diferenças de caráter nacional em circunstâncias de escassez.
Porque onde há escassez, um outro botão entra em funcionamento. O botão de sobrevivência. Todas as diferenças aprendidas desaparecem e expõem a verdadeira natureza; tu es flexível, oportuno, es divisor ou repartidor? Tu es uma vítima ou saias das circunstâncias com flexibilidade porque ver oportunidades? Bem, o que tens de fazer?

Em Portugal, os camponeses continuam a cultivar no seu próprio ritmo. Eles sempre viveram da terra e em grande escassez. Então, nada mudou para eles. São principalmente empresários e moradores de cidades desempregados que enfrentam uma existência incerta. As pessoas que dependem dos outros para obter sua renda; as pessoas com grandes dívidas.

As circunstâncias determinam se a natureza do humano se torna visível ou não. Nem o sol, nem o céu cinzento, nem o inverno, nem o verão. Minha mãe foi capaz de contar histórias sobre pessoas com ela nos campos de concentração japoneses (na Segunda Guerra Mundial ene Indonesia) que não podiam mais se controlar e sobre as mulheres que, por meio de sua força e sabedoria internas, continuavam sendo quem sempre foram. Eles permaneceram no seu papel de vida. E assim é agora. Embora sejamos inundados com os dramas da média, a maioria dos europeus do sul vive as suas vidas como antes da crise. Talvez com muito menos ou com escassez, mas sempre em seu papel na vida.

Aqui, consciente ou inconscientemente, sabem que o único movimento em direção ao futuro é levar a vida como ela é hoje. Eles não inventam histórias no sentido de que não ampliam as suas preocupações e as projectam para amanhã. Porque o que é amanhã é sempre desconhecido. Então, o que faço, penso ou escrevo agora cria o meu futuro. Ter pensamentos desagradáveis ​​e emoções associadas determina o amanhã. Quanto vale para mim prestar atenção no que penso e digo?

No sul da Europa e no norte da África, existe o seguinte ditado:

Tão bonita quanto a noite.

Quando leio essa frase, sinto algo completamente diferente do que quando leio a expressão holandesa: tão feia quanto a noite.

Apenas uma palavra.

Uma palavra que mostra o verdadeiro caráter nacional e apenas cria um mundo feliz.

Onde é que está a verdade?

pawel-szvmanski-F85pIdl7cS8-unsplash copy.jpg
Photo by pawel szvmanski on Unsplash

(English) (Nederlands)

Minha mãe com ascendência indonésia (Els Steur-Schul 1919-2013) não gostava de extremos, contradições e discussões barulhentas na maneira holandesa, nas quais os participantes queriam impor sua própria verdade uns aos outros. Ela silenciou cautelosamente, dizendo em retrospecto – nunca no calor da batalha – que a verdade está em algum lugar no meio. Quando jovem, eu fui bastante franco e não entendi completamente o que essa afirmação significava. Sim, que todos estavam, portanto, um pouco certos. E isso não foi possível.

Enquanto isso, não sou mais uma menina e, vivendo a vida, percebi que minha mãe está certa. Hoje em dia me ouço pensando e fico calado durante discussões de alto nível. Talvez faça parte da juventude defender algo e descobrir que é a única verdade. Eu também acho que tomar uma posição tem que ser, apenas para descobrir que se trata de algo completamente diferente da sua própria verdade. Pelo menos se quiser ter algo de compreensão. Porque nem todo mundo quer tomar consciência de seu próprio funcionamento. Mais precisamente, nem todos sabem que PODEM tomar consciência de si mesmos.

Um contraste em nosso mundo é, por exemplo, as mudanças climáticas e suas causas. É o homem que faz tudo errado ou o culpado é o universo por tudo isso? Aqueles que pensam que isso se deve a ações humanas contribuem por comprar um carro eléctrico e com um ponto de carregamento instalado em frente à porta ou na garagem. Eles se tornam veganos e compram tudo online.
Os ativistas vão às ruas e amaldiçoam outros que continuam queimando gás e comendo carne e chamam esse grupo de negadores. Um gosta de Greta T., o outro a acha uma marca de marketing dos bilionários que podem rechear seus bolsos através de suas usinas de biomassa ecológica. Não é importante que o clima de vida na Terra seja destruído. (Planet of the Humans).

Entramos em uma era na qual podemos rastrear todas as informações via internet. Não precisamos ir à universidade para aprender tudo. Como é estranho que a maioria dos virologistas da Terra tenha sua própria idéia sobre o Covid-19. Qual é a verdade? Felizmente, as pessoas podem se informar muito bem se tomarem tempo para fazê-lo.

A vida ideal não é apenas matéria ou mente. Não é um ou outro. São os dois. É importante conhecer o mundo material o máximo possível e é igualmente importante conhecer a mente. O que está entre os dois pode muito bem ser a verdade.

Desenvolver a mente me conscientiza de mim e do meu ambiente e do meu papel nesse ambiente. Isso me faz perceber que a terra – natureza – torna a vida humana possível e oferece tudo para viver a vida. O homem não precisa faltar nada. Desenvolver meu conhecimento sobre a matéria me permite fazer uso de invenções que contribuem para uma vida na qual menos esforço deve ser feito, para que haja novamente mais tempo para a conscientização.

Matéria e mente pertencem juntas como os dois ossos do meu braço. A verdade pode estar na flexão do cotovelo. Basta mover o braço e sentir conscientemente a curva flexível. Mesmo se criar um músculo com raiva ou um punho, essa curva estará sempre lá.

YSM Yoga aula/class nº 7

Quinta feira dia 30 de abril 2020 às 18:00 horas!

As aulas de yoga YSM tornam teu corpo e tua mente flexíveis, trazendo a paz interior cada vez mais perto. Eu faço yoga diariamente por uma hora. Às seis da manhã. Faço a mesma série por sete dias e depois faço uma nova série. Assim, tu pode fazer minha aula diariamente e experimentar como tua mente se acalma e, claro, teu corpo. Ouça com muito amor o que teu corpo pode fazer. Tu não precisas forçar nada; isso é o mesmo que ensinar um gato a latir

ENGLISH

The YSM yoga classes make your body AND your mind flexible, bringing inner peace ever closer. I do yoga daily for an hour. At six o’clock in the morning. I do the same series for seven days and then design a new series. So you can do my lesson daily and experience how your mind calms down and of course your body. Listen with lots of love to what your body can do. You don’t have to force anything; that is the same as teaching a cat to bark

YSM Meditação nº 1

FOR ENGLISH SCROLL DOWN

Encontre um lugar tranquilo, onde não sejas perturbado por 10 minutos. Te sentas com as costas direitas, o pescoço relaxado e o queixo levemente em direção ao peito. É claro que podes tomar a postura de lótus no chão e também pode apenas sentar-te numa cadeira, verifique se os teus pés estão apoiados no chão. 

Treine-te para praticar a consciência na mesma hora todos os dias. Até podes fazer-o. Pratique durante o dia com tarefas diárias. De vez em quando pense em ficar consciente de que estás a fazer ou pensar!

ENGLISH

Find a quiet place where you will not be disturbed for 10 minutes. You sit with your back straight, neck relaxed and your chin slightly toward your chest. Of course you can take a lotus position on the floor and you can also just sit on a chair, make sure your feet are flat on the floor.

Train your concentration also during the day with all the day to day tasks. Once in a while concentrate on being aware of what you are doing or thinking!

YSM Yoga aula/class nº 6

Quinta feira dia 23 de abril 2020 às 09:00 horas!

As aulas de yoga YSM tornam teu corpo e tua mente flexíveis, trazendo a paz interior cada vez mais perto. Eu faço yoga diariamente por uma hora. Às seis da manhã. Faço a mesma série por sete dias e depois faço uma nova série. Assim, tu pode fazer minha aula diariamente e experimentar como tua mente se acalma e, claro, teu corpo. Ouça com muito amor o que teu corpo pode fazer. Tu não precisas forçar nada; isso é o mesmo que ensinar um gato a latir

ENGLISH

The YSM yoga classes make your body AND your mind flexible, bringing inner peace ever closer. I do yoga daily for an hour. At six o’clock in the morning. I do the same series for seven days and then design a new series. So you can do my lesson daily and experience how your mind calms down and of course your body. Listen with lots of love to what your body can do. You don’t have to force anything; that is the same as teaching a cat to bark