O que é o yoga

yoga-evora

O QUE É O YOGA?

O yoga faz parte da tradição oriental. Não é necessário conhecer a filosofia do yoga para que se possa beneficiar dele, mas ter alguma noção sobre esta modalidade permitirá iniciar a sua prática com o estado de espírito adequado.

A maioria dos tipos de exercício no Ocidente é variações de desportos (em equipa ou individual) competitivos. Aqui impera a mentalidade que se joga para ganhar.

O yoga é bastante diferente. Trata-se de aprofundar a experiência pessoal e não de atingir objectivos. Os praticantes de yoga não aspiram a resultados exteriores e quantificáveis, como músculos tonificados o mais flexibilidade (apesar de a prática regular desta modalidade levar a estas coisas).

No yoga também não se está sempre a olhar pelo canto do olho para ver se se é melhor que as outras pessoas da turma, ou a auto-penitenciar-se por cada erro. A prática de yoga não é uma montanha a escalar.

Há que olhar para esta modalidade como uma caminhada ao longo de um trajecto com uma paisagem bonito e sempre em mudança; esse caminho é sempre agradável onde quer que se esteja. Se se aliar esta atitude à prática do yoga, ela infiltrar-se-á na vida quotidiana do praticante e alterará profundamente a sua perspectiva do mundo.

Para os iniciados, será suficiente que encarem o yoga como uma forma de exercício agradável e eficaz.

HATHA-YOGA

Quase todos os tipos de yoga ensinados no ocidente são formas do hatha-yoga, que se centra na prática de posturas físicas e exercícios respiratórios, a fim de obter controlo sobre o corpo e a mente.

ADVERTÊNCIA

O seu corpo sempre é a sua responsabilidade própria. Na vida normal e nas aluas de yoga. Eu não posso ver o que passa dentro do seu corpo e o que você senta. Conhecer os limites próprios é um arte que se pode aprender por praticar yoga numa maneira consciente e amor para o seu mesmo.